Desde 1987, por meio de uma parceria com o Projeto Saúde e Alegria, várias comunidades da região recebiam visitantes, na perspectiva de criar uma oportunidade sustentável de geração de renda. A partir de 2008 iniciou uma ação mais sistemática de capacitação e uma formatação de roteiros e atividades centrada no rio Arapiuns. Entre agosto de 2011 e dezembro de 2013 foram construídas e colocadas para funcionar 02 pousadas comunitárias. Em 2014 o circuito recebeu mais de 300 visitantes, movimentando mais de R$ 300.000,00.

O resgate da produção artesanal de cestaria em palha de tucumã como fonte de renda complementar, começo no rio Arapiuns em meados dos anos 90, sempre com o apoio do PSA. Os grupos organizados comercializaram em 2014 mais de R$ 34.000,00 de produtos.

Como resultado do processo de organização e capacitação destas comunidades, foi constituída, em 01 de maio de 2015, por 70 sócios-fundadores, 54 mulheres e 16 homens, de 07 comunidades, a Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta – TURIARTE.

MISSÃO DA COOPERATIVA

Desenvolver um turismo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso, oferecendo aos visitantes uma vivência genuína junto as populações ribeirinhas da Amazônia, uma imersão na natureza, uma troca de experiências, conhecimentos e visões.

Fomentar a produção e comercialização de artefatos artesanais da floresta, que agreguem matéria-prima extraída de forma sustentável, conhecimento tradicional, identidade cultural, habilidade manual e criatividade.

Promover a melhoria da qualidade de vida e a autonomia das comunidades da floresta, incorporando os conceitos fundamentais da economia solidária – autogestão, solidariedade e cooperação, tecendo relações econômicas justas e transparentes, maximizando os benefícios para as comunidades e minimizando os impactos ambientais.

O NEGÓCIO DA TURIARTE

Turismo de Base Comunitária – Ecoturismo

A TURIARTE organiza, opera e comercializa, diretamente ou em cooperação com agências de viagens e outros parceiros, roteiros individuais e em grupo de turismo de base comunitária, na região de Santarém, envolvendo principalmente 4 comunidades de rio Arapiuns, onde também gerencia duas pousadas comunitárias.

A TURIARTE comercializa artesanato da floresta, produzido por seus cooperados. Oferece atualmente um catálogo de artigos em fibra de tucumã, tingidos com pigmentos naturais da região, produzidos por mais de 50 artesãs de 5 comunidades. Distribui seus produtos para uma rede de revendedores em diferentes cidades do Brasil, comercializa diretamente pela internet para os consumidores finais e vende em sua sede em Santarém e nas comunidades. Eventualmente participa de exposições e eventos, diretamente ou por meio de parceiros. Recentemente estabeleceu as primeiras parcerias para exportação em diferentes países.

Vejá aqui uma apresentação da Turiarte: https://goo.gl/5GWevB