Entendemos por artesanato da floresta, o artesanato produzido por populações tradicionais da floresta, que agrega matéria-prima extraída de forma sustentável, conhecimento tradicional, identidade cultural, habilidade manual e criatividade.

O trançado de fibras vegetais é uma das artes mais antigas do mundo. As populações tradicionais da Amazônia utilizam inúmeras fibras nativas, para tecer cestas, mandalas, bolsas e muitos outros produtos utilitários e decorativos.

Com a marca “Tramas & Cores, Artesanato da Amazônia” a Turiarte comercializa produtos de seus cooperados, artesãs e artesãos de comunidades ribeirinhas da região de Santarém, no oeste do Pará, que, com o apoio do Projeto Saúde & Alegria, transformaram uma atividade tradicional em uma oportunidade de geração de renda, resgatando saberes e habilidades, valorizando a identidade cultural.

Utilizando diferentes técnicas, fibras e pigmentos da floresta, com variedade de texturas e formas, todas as peças são fruto de um processo de conscientização e qualificação, de um trabalho de organização coletivo, que promove inclusão social e cidadania.

Baixe aqui nosso catálogo: Catálogo Tramas & Cores – TURIARTE